sexta-feira, 23 de março de 2012

Poster do Campeão Brasileiro de 1976 - Internacional

Semifinais


Foi o ano em que uma semifinal ficou marcada pela chamada "Invasão Corintiana", quando entre 60 e 70 mil torcedores do Corinthians se deslocaram de São Paulo para o Maracanã, com um público de mais de 146 mil. O Fluminense tinha a "Máquina Tricolor", uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos. O então presidente tricolor, Francisco Horta, mandou 10 mil ingressos para São Paulo e sentenciou que a torcida do Corinthians não viria ao Rio, mesmo que enviasse metade dos ingressos. Então, provocando os rivais, disponibilizou 70 mil ingressos para os torcedores paulistas, que vieram em peso ao Maracanã, lotando metade do anel superior. O placar foi 1 x 1 e o Corinthians ganhou nos pênaltis.

Enquanto isso, no mesmo dia 5 de dezembro, em Porto Alegre, era disputada a outra semifinal do Campeonato, entre Internacional e Atlético MG, sob um calor de 39 graus. O Atlético saiu na frente, com gol de Vantuir aos 30 minutos do primeiro tempo. O Internacional só foi empatar aos 28 do segundo tempo, através de Batista. No último minuto, quando o jogo já se encaminhava para a prorrogação, Dario levantou a bola na entrada da área para Escurinho, que trocou três passes de cabeça com Falcão, até que este chutou desviando do goleiro Ortiz.

A decisão

12 de dezembro     Internacional Rio Grande do Sul     2 – 0     São Paulo Corinthians     Beira-Rio, Porto Alegre

    Dario Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29'
Valdomiro Gol marcado aos 57 minutos de jogo 57'
            Público: 84.000
Árbitro: Rio de JaneiroRJ José Roberto Wright


Internacional: Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula; técnico: Rubens Minelli.

Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Wladmir; Givanildo, Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu; técnico: Duque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!