terça-feira, 27 de setembro de 2011

Campeão Brasileiro deve ser do Estado do RJ

Matemático diz que chance do campeão brasileiro ser do Rio é de 62%

 No que depender dos cálculos do matemático Tristão Garcia, as torcidas dos times do Rio de Janeiro podem se animar. Hoje, Vasco (39%), Botafogo (20%), Fluminense (2%) e Flamengo (1%) somam 62% das chances de um carioca ser o campeão brasileiro de 2011.

Os paulistas têm 37% no total, com Corinthians (21%), São Paulo (15%) e Palmeiras (1%) na corrida pelo campeonato, enquanto o Internacional, com 1%, é o único time fora do eixo Rio-São Paulo a figurar entre os postulantes.

"É um momento único para os times do Rio no Campeonato Brasileiro, principalmente se você considerar que os times vizinhos (fora do eixo Rio-São Paulo) também estão na disputa. Isso nunca aconteceu", constata Tristão.

Para ele, este cenário ocorre hoje devido a dois aspectos. "Os paulistas ficaram numa soberba tão grande que um passou a sacanear o outro. Em 2009, o Corinthians entregou para o Flamengo para prejudicar o São Paulo, e, em 2010, eles deram o troco e entregaram para o Fluminense", aponta Tristão.

O outro fator seria a injeção financeira, com a conquista do Rio como sede da Olimpíada de 2016 e da Copa do Mundo de 2014. "Entrou dinheiro para o Rio, que vive o seu melhor momento. A ironia disso tudo é que, quando os cariocas estão tão bem, não têm o seu maior estádio", constata Tristão, referindo-se às obras do Maracanã.

Outro número positivo para o futebol do Rio é que existem 91% de chance de pelo menos dois cariocas estarem na Libertadores. Um deles é o Vasco, que assegurou a vaga ao conquistar a Copa do Brasil, e o outro time ainda está na disputa.

"Esse número (91%) são só das três vagas abertas no Brasileiro, sem considerar a vaga que ainda está em disputa na Copa Sul-Americana", diz Tristão, que acredita que o campeão sul-americano será um brasileiro, o que diminui o número de vagas para três.

"Acredito que Flamengo e Botafogo vão apostar suas fichas na Sul-Americana porque é muito mais fácil do que competir com Corinthians, São Paulo, Fluminense e Internacional no Brasileiro". 


TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!