sábado, 6 de agosto de 2011

Atlético gastou quase 40 milhões em contratações

 
Colaborou Guilherme Pedrosa
http://www.observatoriodoesporte.com.br/atletico/2011/08/01/em-apenas-15%C2%BA-atletico-gastou-quase-40-milhoes-em-contratacoes/

Após 13 partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro, o Atlético ocupa apenas a 14ª posição na tabela e acumula apenas 14 pontos ganhos. Ao todo, no campeonato foram sete derrotas, dois empates e apenas quatro vitórias, sendo que do total de triunfos atleticanos, três aconteceram contra  clubes que estão na zona de rebaixamento à Série B.
A má campanha atleticana poderia ter como explicação péssima estrutura de trabalho para atletas e comissão técnica, falta de verba ou falta de apoio por parte da torcida. Entretanto, certas coisas não se explicam no futebol e nenhuma das desculpas clássicas, quando algo não vai bem em um time de futebol, se encaixa perfeitamente ao grupo alvinegro.

A Cidade do Galo é considerada o  melhor centro de treinamentos do país,  além disso, o clube acertou um de seus maiores patrocínios na história, com números chegando a cerca de 20 milhões de reais.

Números que também são grandes quando se trata de jogadores. Só nas temporadas de 2010 e 2011, o clube já contratou 39 jogadores. A equipe do Observatório do Esporte resolveu apurar quanto o clube já gastou, com a ajuda de parceiros ou não, na contratação de alguns atletas, que ainda estão no elenco.

Atletas por setor:

Defesa
De início, há o gasto realizado na contratação do lateral direito Patric. Por cerca de 2,2 milhões de reais, o ala teve 50% de seu passe comprado junto ao Benfica, de Portugal. O jogador, que já jogou pelo rival Cruzeiro, vinha atuando pelo Avaí, clube de Santa Catarina, onde fez um Campeonato Brasileiro razoável.
O lateral já disputou 19 partidas como jogador do clube, tendo vencido 10 e perdido outras 7. Apesar das vitórias serem maioria em seu histórico, a torcida não aprova o futebol que Patric vem desempenhando na equipe e, desde que chegou, vem sendo questionando, mesmo tendo marcado gols importantes, como na final do mineiro contra o Cruzeiro.

Meio Campo
Richarlyson chegou ao Atlético depois de jogar 6 temporadas pelo São Paulo. O Clube comprou 50% do passe do jogador por 1,45 milhões de reais. O volante vem sendo titular com o técnico Dorival Júnior, apesar de não vir desempenhando o mesmo bom futebol que demonstrou quando atuava pelo time tricolor.
Com 20 partidas pelo clube, Richarlyson foi titular em praticamente todas destas, e é considerado pelo treinador Dorival Júnior uma importante peça para o elenco, já que também pode jogar como lateral esquerdo. Foram 9 vitórias e 7 derrotas com o jogador em campo.
Vindo do futebol grego, Dudu Cearense chegou como uma das soluções para o meio-campo. Por 2,2 milhões de reais, o clube adquiriu 50% do passe do volante, que só atuou em apenas 6 partidas desde que chegou. Destas, apenas em uma o Atlético saiu vitorioso de campo.

Ataque
No ataque, o time mineiro fez a maior contratação da história, em valores, do futebol mineiro. Guilherme, que havia surgido para o mundo esportivo pelo Cruzeiro, foi comprado por cerca de 14 milhões de reais. Dívida que foi repartilhado com parceiros, como o banco BMG e a Traffic.
Apesar de ter sido uma contratação aprovada pela torcida, o jovem atacante ainda não rendeu o que se esperava. Guilherme disputou apenas 6 partidas no Campeonato e marcou um único gol, no empate contra o Atlético-GO. As contusões vem atrapalhando o rendimento do jogador desde que chegou no Galo.
Ainda pelo mesmo setor, o clube recentemente adquiriu 20% do passe do atacante André Souza, que estava no futebol ucraniano, por aproximadamente 6,6 milhões de reais, com ajuda de investidores.

Destaque positivo
Réver, que foi negociado com o Atlético em Julho de 2010, junto ao Wolfsburg. O zagueiro chegou a Minas depois de uma transação de cerca de 11,6 milhões de reais. O jogador foi bem aproveitado no clube e se tornou um dos atletas favoritos da torcida.
Desde que chegou ao Clube, o zagueiro já atuou em 47 partidas, onde venceu 21 e perdeu 16. Ele também já marcou 4 gols, como o de cabeça contra o Cruzeiro, na partida épica do segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, e o de bicicleta, contra o Atlético-GO, também pelo Brasileiro do ano passado.
Sem botar a mão no bolso
Se por um lado o clube vem gastando quantias exorbitantes em contratações, outros jogadores, também com status de medalhões, chegam à equipe de Vespasiano por valores infinitamente menores. São os casos do zagueiro Leonardo Silva – que assinou com alvinegro após o encerramento de seu contrato com o Cruzeiro, e Mancini – que rescindiu seu contrato com a Internazionale de Milão ao final da temporada passada.

Pagando para jogar
Mais emblématico do que os atletas que se transferiram para o clube sem ônus nenhum para a instituição é o caso do meia Daniel Carvalho, que teve de arcar do próprio bolso a despesa de seu desligamento do CSKA Moscou, da Rússia. No total foram 500 mil dólares.

Dinheiro, muito dinheiro
Se há não muito tempo atrás o Atlético enfrentava grandes dificuldades financeiras, a atual situação parece ser bem diferente. Com a ajuda de parceiros como a Traffic e, principalmente, o Banco BMG somente com jogadores  como Patric, Réver, Richarlyson, Dudu Cearense, André e Guiherme o clube mobilizou um investimento aproximado de 40 milhões de reais, mas que ainda está longe de agradar o torcedor em forma de futebol dentro de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!