quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ranking dos dez clubes que mais arrecadaram em 2010

Corinthians      R$ 59,5 milhões
Flamengo         R$ 57 milhões
São Paulo         R$ 46 milhões
Palmeiras          R$ 27,7 milhões
Santos             R$ 24,5 milhões
Cruzeiro           R$ 23 milhões
Grêmio             R$ 22,1 milhões
Vasco               R$ 21,2 milhões
Atlético Mineiro  R$ 21 milhões
Fluminense        R$ 18,5 milhões


O Fluminense foi o campeão brasileiro de 2010. Mas o Corinthians não passou o ano do centenário de mãos vazias. O alvinegro foi o primeiro colocado em termos de arrecadação de patrocínio, atingindo a cifra de R$ 59,5 milhões. Na sequencia aparecem Flamengo, com R$ 57 milhões, e São Paulo, com R$ 46 milhões. O Fluminense é apenas o décimo, com R$ 18,5 milhões (confira o ranking abaixo).

As informações são do estudo Patrocinadores do Futebol Brasileiro, realizado pela Trevisan Gestão do Esporte. O levantamento leva em conta os rendimentos oriundos de patrocínio máster (que dá direito de estampar a marca no peito e nas costas do uniforme), patrocínios complementares (que envolve outras partes do uniforme e propriedades do time) e de fornecedores de material esportivo.
A temporada 2010 rendeu aos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro mais de R$ 374 milhões em patrocínios, sendo R$ 175 milhões em patrocínios máster, R$ 85,53 milhões em patrocínios complementares e R$ 113,6 milhões provenientes de fornecedores de materiais esportivos.

Os bancos foram responsáveis por 30% desse volume, seguidos pelas organizações de assistência médica e pelas indústrias de bebidas, ambas com 14,2%, entidades ligadas à área da educação (11,9%), multimarcas (9,5%), e autopeças e metalúrgicas (7% cada uma). Outros segmentos responderam por 6,2% das receitas.

Levando-se em conta apenas o patrocínio máster, o banco BMG foi o principal investidor do futebol brasileiro em 2010, respondendo por 22,5% dos aportes nos times (a empresa apoia seis equipes na Série A e três na Série B). Na segunda posição aparece a Hypermarcas – cujo contrato de R$ 38 milhões com o Corinthians é o maior do futebol brasileiro –, com 10% dos investimentos. As marcas da empresa estão em quatro times da primeira divisão.

Já em termos de maior presença nas camisas, independente da cota de patrocínio, a Unimed é a companhia de maior visibilidade. Sua marca está presente em 35% das equipes das séries A e B (14 times no total). Em seguida aparecem Ambev (17,5%, o que abrange sete clubes), Femsa, TIM e Tramontina, cada uma delas com 7,5%, o que representa três times.

fonte: http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Futebol_gerou_R__374_milhoes_em_patrocinio


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