Loco "Bebê" |
Washington Sebastián Abreu Gallo, nascido em 17 de outubro de 1976 na cidade de Minas, capital do departamento uruguaio de Lavalleja, pequena cidade de aprox. 40 mil habitantes a 120 Km da capital Montevidéu. Mais conhecido como El Loco Abreu, o jogador ganhou este apelido ainda nas categorias de base por fazer muitas brincadeiras com seus companheiros. O apelido ficou, e depois foi ganhando mais fama com sua coragem em fazer a ‘cavadinha’ na cobrança de pênaltis importantes.
Iniciou sua carreira no Defensor Sporting e ganhou a Liguilla Pré-Libertadores de 94/95, torneio classificatório para os torneios sul-americanos. Na temporada seguinte, o jogador se transferiu para o San Lorenzo da Argentina, onde se destacou e foi contratado pelo La Coruña da Espanha.
La Coruña |
No time espanhol não conseguiu se destacar e acabou cumprindo seu contrato com vários empréstimos para o futebol sulamericano.
- Em 1998 foi emprestado para o Grêmio, onde teve atuação discreta.
Grêmio |
- Em 1999 foi para o futebol mexicano, defender o Tecos, onde voltou a se destacar, foi artilheiro da primeira divisão mexicana com 17 gols.
- Em 2000, Abreu volta para o futebol argentino e para o San Lorenzo.
- Em 2001, Abreu é emprestado ao Nacional do Uruguai, seu Clube de coração, onde é campeão do torneio Clausura.
Nacional do Uruguai |
Cruz Azul |
- Em 2003, foi emprestado para o América do México, onde teve uma passagem discreta.
Amistoso: América do Méx. x Barcelona |
- Em 2005 volta ao futebol mexicano onde fica as próximas 3 temporadas, defendendo o Dourados, Monterrey , San Luis e Tigres, sendo artilheiro em 2006 com 16 gols.
River Plate |
Real Sociedad |
- Em 2010 Sebastian Abreu volta ao futebol brasileiro contratado pelo Botafogo para defender o Clube por 2 anos, e onde está até hoje. Pela Estrela solitária, Abreu foi campeão carioca em 2010, quebrando a sequência de vitórias do Flamengo em cima do Clube alvinegro, que havia perdido as últimas 3 finais estaduais consecutivas para o rival, e ficou marcado pela cobrança de pênalti onde fez a cavadinha.
Pela seleção Uruguaia, Loco Abreu se tornou o maior artilheiro com a camisa Celeste, com 31 gols até o momento, onde jogou 58 partidas. O jogador ficará marcado, também, na história das Copas do Mundo, por ter batido um pênalti com ‘cavadinha’ na decisão que garantiu o Uruguai na Semifinal da Copa do Mundo de 2010.
“A cavadinha é coisa pra se fazer, não falar.” Disse Abreu.
O jogador uruguaio, também é marcado por ser bastante supersticioso, listamos 10 delas aqui:
- Abreu é sempre o último jogador a voltar pro campo depois do intervalo, no jogo contra o Flamengo, ele esperou do lado de fora do campo até que seu companheiro Leandro Guerreiro terminasse uma entrevista e entrar no gramado.
- Na sexta feira anterior à derrota por 6x0 para o Vasco, em sua estreia, Abreu concedeu entrevista coletiva e, desde então, não fala mais com jornalistas nas vésperas de clássicos.
- Abreu não é muito fã de aviões, nas viagens do Botafogo ele sempre pede para ser colocado perto da saída de emergência lateral, onde tem espaço para esticar suas pernas.
- Abreu tem seu chuveiro preferido, tanto em General Severiano quanto no Engenhão, e atrasa seu banho, se o chuveiro estiver ocupado, mas não usa outro.
- Gosta de filmar suas viagens, tanto com o Clube quanto com a seleção, filma estádios, torcedores e registra os bastidores do grupo.
- Abreu costuma ouvir ou assistir os jogos do Nacional pela internet, seja em casa, na concentração ou durante as viagens com o Botafogo.
- Em General Severiano, o jogador senta-se sempre na mesma mesa, que fica no meio do salão.
- No ônibus também tem seu lugar fixo no ônibus, senta na região central do veículo, ao lado do Herrera.
- Tem tatuado os rostos dos filhos e da Virgem de Vérdu, sua santa de devoção.
- Não gosta de posar para fotos.
Titulos
- Nacional
- Liga Pré-Libertadores da América: 1999
- Clausura: 2001
- Primera División de Uruguay: 99, 2001 e 2005
- Apertura: 2003 e 2004
- River Plate
- Clausura: 2008
- Copa Revancha: 2008
- Botafogo
- Campeonato Carioca: 2010
Artilharias
- Primera División de México: 1999 (17 gols),
- Primera División de México:2002 (21 gols)
- Primera División de México: 2006 (16 gols)
- Primera División Uruguaya: 2000 (32 gols)
- Primera División Uruguaya: 2004 (19 gols)
- Primera División Uruguaya: 2005 (22 gols)
Destaques
Melhor Jogador Uruguaio 2001Vice-Artilheiro do Campeonato Carioca 2011: 9 Gols
Craque do Brasileirão: Centroavante 2010 (3º)
Craques do Cariocão: Centroavante 2010: (2º)
Imagens: Google
Informações complementares: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!