sexta-feira, 19 de julho de 2013

19 de julho o Dia Nacional do Futebol

Comemora-se neste 19 de julho o Dia Nacional do Futebol, instituido pela CBF em homenagem ao primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

O futebol chegou ao Brasil em 1849, através de Charles Miller, que estudava na Inglaterra. O primeiro jogo aconteceu em 15.04.1895 entre funcionários de duas empresas inglesas. E não demorou muito para ser considerado uma das maiores paixões do povo brasileiro.Em todos os Estados existem clubes que têm enormes torcidas. O Brasil é dono de cinco títulos de campeão mundial e muitos outros de menor importância.
 
Em Teresina, River e Flamengo são os mais queridos dos torcedores e muítas vezes realizaram clássicos que nunca são esquecidos. Em 1977 os dois times decidiram o Campeonato Piauiense perante 100 torcedores em 3 jogos. No terceiro confronto, 40 mil pessoas ocuparam a capacidade total do Albertão naquela época.

Nos últimos anos, porém, nosso futebol vive de esmolas, na mais profunda miséria. No dia 11.10.2010 tivemos a iniciativa de realizar um encontro na sede da AGAPI, para o qual foram convidados companheiros de imprensa esportiva, jogadores, técnicos, árbitros e outros segmentos envolvidos. 

O objetivo era reagirmos contra o descaso dos dirigentes e das autoridades em relação ao nosso futebol. Em seguida produzimos um documento de reivindicações, encaminhado ao Governador do Estado, ao Prefeito de Teresina e à Federação-FFP.

Nesta temporada de 2013 tivemos sinais de que a recuperação do nosso futebol poderia acontecer. A nova administração da FFP mostrou mais empenho na organização do Campeonato Estadual, o público melhorou, bons jogos foram realizados, mas River e Flamengo fracassaram na reta final da competição e o Parnahyba Sport Club aproveitou para faturar o título, com todos os méritos. A torcida da capital ficou frustrada.

Terminado o Campeonato Piauiense, voltamos à estaca zero em Teresina. Sem clubes no Campeonato Brasileiro e com briga na Justiça Desportiva, a Copa Piauí não saiu do papel. E até no Campeonato Sub-19, a dupla Rivengo voltou a fracassar.

O Governo do Estado voltou a abandonar o Albertão, usado apenas em um jogo na temporada de 2013. A Justiça mandou fechar o Estádio por falta de acesso apropriado para pouquíssimas pessoas que usam cadeiras e que teriam interesse nos jogos locais.

Assim, milhares de outras pessoas ( imprensa esportiva são, árbitros, jogadores, membros de comissões técnicas, pessoal em serviço nos estádios, comércio informal e torcedores) são prejudicadas e não reagem.

O Estádio Lindolfo Monteiro voltou a ser fechado, deixando Teresina sem local para jogos de futebol. Até o Campeonato Sub-19 foi levado para campos de bairros. O Estádio da Prefeitura ficou sendo apenas uma Rodoviária Rural.

Está passando da hora para uma reação de todos os setores do nosso futebol. Chega de covardia. Vamos retomar a luta contra a miséria no futebol piauiense, com ações da imprensa esportiva, dos jogadores, dos ex-jogadores, dos árbitros, dos trabalhadores nos estádios, dos comerciantes e dos torcedores.

Com a união de todos, poderemos entrar na onda das manifestações de rua, a fim de que o nosso futebol prevaleça sobre o descaso dos dirigentes de clubes e das autoridades. Precisamos mostrar que o futebol piauiense não é propriedade de uma meia dúzia de pessoas, que vivem tratando a todos nós como otários. 

O próximo passo é fazermos nova reunião e com urgência para estabelecermos as estratégias de ação.

http://www.cidadeverde.com/no-dia-do-futebol-teresina-nao-tem-futebol-138322
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!