sábado, 14 de setembro de 2013

Tunísia se classifica após punição de Cabo Verde

Em conferência telefônica realizada nesta quinta-feira, 12 de setembro de 2013, o Comitê Disciplinar da FIFA tomou a decisão de punir a Federação Cabo-Verdiana de Futebol pela escalação de um jogador em situação irregular para enfrentar a Tunísia pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no último dia 7 de setembro.
O jogo em questão foi anulado e, para fins de pontuação, considerado como vitória de 3 a 0 em favor da seleção tunisiana. Com isso, Cabo Verde não avançará à terceira fase da competição preliminar, tendo caído para a segunda colocação do Grupo B com nove pontos. Já a Tunísiaassumiu a liderança da chave com 14 pontos e está classificada para a etapa seguinte.
A federação cabo-verdiana também foi multada em seis mil francos suíços por violação ao parágrafo primeiro do artigo 55 do Código Disciplinar da FIFA e ao artigo oitavo do Regulamento da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. 
A punição diz respeito ao fato de o zagueiro Fernando Varela não ter cumprido integralmente os quatro jogos de suspensão que recebeu depois de ter sido expulso por conduta antidesportiva para com um árbitro da partida realizada no dia 24 de março de 2013 pelas eliminatórias. 
O sorteio dos dez confrontos da fase final do torneio classificatório da zona africana será realizado na próxima segunda-feira, 16 de setembro. Os cabeças de chave serão as cinco seleções melhor posicionadas no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, que será publicado hoje com o resultado do processo disciplinar.